CHVET Banco de Sangue Veterinário.

Equipe especializada e com experiência na área de hemoterapia e hematologia veterinária.


Atendimento rápido e Online!


11 93355-9668

Conheça nossos serviços!

Banco de Sangue Veterinário

Disponibilizamos para nossos parceiros os seguintes serviços: - Sangue Total Canino e Felino - Concentrado de Hemácias Canino e Felino - Plasma Fresco Congelado Canino e Felino - Concentrado de Plaquetas - Crioprecipitado - Teste de Compatibilidade - Transfusão de Sangue.

Hemocomponentes

Complementando a informação anterior, gostaríamos de esclarecer que os hemocomponentes são de grande importância na medicina transfusional, pois permitem a utilização de diferentes frações do sangue total em situações específicas e de acordo com as necessidades clínicas de cada paciente.

Destacamos que o concentrado de hemácias, um dos produtos obtidos por meio desse processo, é utilizado para o tratamento de anemias graves, enquanto o concentrado de plaquetas é usado em casos de trombocitopenia e para auxiliar na coagulação do sangue.

O plasma fresco congelado é empregado em situações de coagulopatias e perda de proteínas, e o crioprecipitado é indicado para tratamento de distúrbios da coagulação. Nossos especialistas em hemoterapia estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e fornecer mais informações sobre os benefícios dos hemocomponentes.

Entre em contato conosco para agendar uma consulta ou para obter mais detalhes.

Concentrado de Hemácias (CH)

Indicado para anemias crônicas normovolêmicas, ou seja, em que não é necessário a administração concomitante de um expansor de volume como o plasma minimizando assim a ocorrência de reações tranfusionais não hemolíticas principalmente em pacientes nefropatas e cardiopatas os quais apresentam limitações ao administrar volumes. Indicado no tratamento de pacientes com anemia em decorrência de doença renal crônica, hemoparasitoses (erliquiose, babesiose, micoplasmose), anemais hemolíticas, neoplasias, hepatopatias dentre outras enfermidades. Antes de sua administração, pode-se diluir a bolsa do concentrado de hemácias com solução fisiológica a 0,9% na seguinte proporção: 10 mL de NaCl a 0,9% para cada 30 a 40 mL de concentrado de hemácias. O tempo de armazenamento é de 21 dias em refrigeração constante (2 a 6 °C) para o cão e 28 dias para o felino. Cálculo para transfusões: 10 ml/kg do CH eleva aproximadamente 10% o HT do receptor Velocidade de administração: 0,25 mL/kg/ 1ª meia hora 10 a 20 mL/kg/h nas demais horas pacientes normovolêmicos 2 a 4 mL/kh/h nas demais horas em pacientes nefropatas ou cardiopatas. Tempo de administração: até 4 horas. Sempre utilizar equipo de transfusão com filtro

Sangue total (ST)

O sangue total é classificado em fresco e estocado. Por definição, o sangue total é denominado de fresco até 8 horas em relação à coleta sem refrigerá-lo, ou seja, mantido em temperatura ambiente (20-24°C). Ele contém um número máximo de plaquetas funcionais se permanecer em temperatura ambiente até 6-8 horas após a coleta. Após este período, o sangue total passa a ser chamado de refrigerado onde perde todas as suas características hemostáticas sendo portanto indicado apenas para correção de anemia em pacientes hipovolêmicos. O tempo de armazenamento é de 35 dias em refrigeração constante (2 a 6ºC) Cálculo para transfusões: 20 ml/kg do ST eleva aproximadamente 10% o HT do receptor. Velocidade de administração: 0,25 mL/kg/ 1ª meia hora 10 a 20 mL/kg/h nas demais horas pacientes normovolêmicos 2 a 4 mL/kh/h nas demais horas em pacientes nefropatas ou cardiopatas. Tempo de administração: até 4 horas. Sempre utilizar equipo de transfusão com filtro.

Concentrado de plaquetas (CP)

Indicado no tratamento de trombocitopenia ou trombocitopatia (alteração na função plaquetária). Existem duas indicações para a transfusão de CP: terapêutica e profilática. A transfusão terapêutica é indicada em trombocitopenia < 50.000 plaquetas/mL acompanhado de sinais e sintomas de sangramento ativo como petéquias, sufusões, hematoquesia, hematoemese, epistaxe. A transfusão profilática é indicada para prevenir a ocorrência de sangramentos durante procedimentos cirúrgicos sendo desejável pelo menos 100.000 plaquetas/mL no pré operatório ou, ainda, em casos de trombocitopenia severa (< 10.000 plaquetas/mL) em que há risco de hemorragia súbita. A dose recomendada é de um CP para cada 10 Kg. Tempo de administração: 1 hora. Sempre utilizar equipo de transfusão com filtro.

Plasma fresco congelado (PFC)

Indicado no tratamento de coagulopatias (hereditárias, síndromes paraneoplásicas, hepatopatias, dicumarínicos), expansor agudo de volume na ausência de colóides sintéticos e hipoproteinemias. O PFC é mantido de -20 a -30° C, viável por um período de 1 ano. Antes de sua administração, deve-se submetê-lo ao descongelamento em banho-maria a 37ºC com um envoltório plástico. Utiliza-se a proporção de 10 a 30 ml/Kg podendo ser repetido, se necessário. Tempo de administração: 1 hora. Sempre utilizar equipo de transfusão com filtro.

Crioprecipitado (CRIO)

O crioprecipitado possui altas concentrações de fator de von Willebrand, fator VIII, fator XIII, fibrinogênio e fibronectina. Indicado para controle ou prevenção de hemorragias relacionadas à diminuição de fibrinogênio, doença de von Willebrand e hemofilia A (deficiência do fator VIII). O crioprecipitado é mantido congelado à -20 a -30° C por 6 meses. Antes de sua administração, deve-se submetê-lo ao descongelamento em banho-maria a 37ºC com um envoltório plástico. A dose recomendada é de uma unidade de crio para cada 10 kg. Tempo de administração: 1 hora. Sempre utilizar equipo de transfusão com filtro.